Diferenças entre a postura de ensino conhecida por "ensino tradicional" e a postura de ensino chamada de "construtivismo".
Este ensaio não tem a pretenção de esgotar o assunto que o título propõe.
Trata-se de um resumo feito para uma reportagem que saiu no Vale Paraibano ( jornal local).
Na ocasião o reporter me perguntou:
Qual é a diferença entre o método tradicional e o método construtivista?
Para essa pergunta eu sempre começo explicando que o construtivismo não tem um método, mas uma filosofia de educação que se reflete na postura de quem ensina.
Um método pressupõe ações padronizadas, que atingem determinados objetivos, mas nem sempre, no ensino, estas ações vem acompanhadas de uma teoria que as fundamentem.
Esse é o caso da prática que conhecemos por "tradicional".
Já a postura construtivista é uma interpretação do profissional do ensino, baseada em teorias que estudam os processos do ensino- aprendizagem. É uma transformação pessoal da teoria em prática. Dai talvez algumas práticas bem intencionadas mas inadequadas a visão de conhecimento interacionista.
Após 26 anos neste esforço de uma prática coerente com as teorias da psicologia do desenvolvimento de Piaget, o sócio-construtivismo de Vygotsky, os conteúdos da reforma de Cesar Coll, e outros inúmeros e não menos importantes teóricos do ensino-aprendizagem, pude ousar fazer a tabela abaixo que coloco à disposição daqueles que se interessam e/ou estudam o assunto para críticas e sugestões.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMaria Helena, não acredito que só o método sócio construtivista seja a solução para a educação, acredito que as técnicas estão meio invertidas. Fiz o ensino fundamental na rede publica ensino e quando fui fazer o ensino médio, graças a Deus meus pais me colocaram em uma escola privada de boa qualidade. Mas até hoje tenho sequelas da falta de responsabilidade do estado. Acredito que em certas fases da vida o método tradicional tem seu valor.
ResponderExcluirAcredito que o problema não esta só na técnica que se usa mas sim no preparo dos profissionais. Pois a teoria do ensino sócio construtivismo e magica, mas o que acaba acontecendo e a carência de conteúdo nas matérias básicas.
Não querem formar pessoas que saibam ler, escrever, interpretar e dar sua opinião.
o Sócio-construtivismo destruiu e emburreceu duas gerações no Brasil, faz estragos irreparáveis na Europa e é o método de ensino mais subversivo e mal-intencionado que existe.
ResponderExcluir