Professores e alunos, uma relação de confiança.
Neste mês de Outubro temos duas datas muito importantes para comemorar: dia da criança e dia do professor, dias 12 e 15, respectivamente. Este é o momento oportuno para falar sobre esta delicada relação que une os dois: a aprendizagem.
É a aprendizagem que diferencia o ser humano de outros animais. O homem não herda modalidades de ação ou instintos, o homem herda a capacidade de aprender e constrói-se a partir da “imitação”, moldando-se ao grupo com o qual convive.
É para sobrevivência desse grupo que a função da educação é preservar e manter a igualdade nos indivíduos. Por outro lado, é graças a individualidade que se pode contribuir para mudanças e progressos.
E como se dá a mágica da aprendizagem?
Segundo a Doutora em Filosofia e Psicologia Sara Paim, iniciamos o nosso interesse pelo saber por causa do amor. Quando, em um primeiro momento, a mãe transfere seu olhar da criança para um objeto de interesse, gera na criança um impulso afetivo para esse objeto de conhecimento.
É dessa relação que surgem as motivações. Com certeza isto explica famílias inteiras de médicos, professores ou a herança de outras atividades familiares. Podemos dizer, sem sombra de dúvida, que não aprendemos de qualquer um, mas sim de quem confiamos.
O aluno, inicialmente, confunde o afeto que sente pela matéria com o que sente pelo professor. O papel do professor é formar com o aluno um vínculo de confiança, para,, conseguir transferir esse olhar de afeto e admiração para o conhecimento acadêmico.
O professor deve estar atento para esta relação, se quiser ser bem sucedido em sua tarefa, embora seja impossível que ele controle as muitas repercussões inconscientes de sua presença e de seus ensinamentos.
Parabéns a professores e alunos!
Aprender e ensinar, são duas faces da mesma moeda. Ambas envolvem muito esforço, humildade, perseverança e muita, muita emoção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário